Jun 21, 2009

Nagasaki-ken

Em 20 de junho, fui para Sasebo, uma cidade da província de Nagasaki. Os hamburgeres de lá são famosos e dizem que é tudo feito de maneira caseira. Eu me assustei porque parecia que estavam montando os hamburgeres em cima de jornal.
O Hamburger foi introduzido em Sasebo na década de 1950 pela Marinha americana que entregou a sua receita. Agora, é famoso em todo Japão como Sasebo Burger.
O carro que usamos era alugado. Meu tutor que dirigiu este, fomos em 12 pessoas divididas em 3 carros. De mulheres, apenas eu e a secretária do laboratório. Eu gostei de estar entre eles, são engraçados e apesar de haver uma distância linguística entre nós, foram atenciosos quando precisei.
Do Saikai Pearl Resort, pudemos fazer passeio de barco.

Conhecemos as ilhas Kujuku. O nome em português seria "99 ilhas", mas não é verdade, são 208. É considerado o lugar com maior número de ilhas do Japão.

As ostras são famosas lá tanto pelas pérolas, como na culinária. Eu comi uma delas no jantar, vi ela se contorcer no fogo até morrer... O gosto não é ruim, mas não é um prato que tenho vontade de repetir. Fomos dormir bem tarde, umas 02h porque ficamos jogando Monopólio no quarto dos meninos.

Em Hirado, uma cidade vizinha, há o Castelo Hirado na montanha mais alta da cidade. Foi terminada sua construção em 1718.
Também fomos ver a estátua Ikitsuki Daigyoran Kannon. Esta grande estátua Kannon é a maior estátua em bronze do Japão com uma altura de 18 metros e pesando cerca de 150 ton. Ela tem uma pérola de 2,5 centímetros acompanha em sua testa.
No budismo japonês, Kannon é o Bodhisattva da compaixão e, portanto, é diferente de um Buda como ilustrado pelo famoso bronze estátuas em Nara e Kamakura. O Ikitsuki Daigyoran Kannon reza para a paz mundial e à segurança daqueles que estão no mar. Ele também lamenta o naufrágio de todos os povos e animais marinhos. O bronze estátua foi concluída em 29 de abril de 1980. Também pode-se entrar em um recinto na pedra abaixo dela onde existe um altar budista para rezar.
Vimos lugares muito bonitos a partir de mirantes e pontos altos da cidade.

Minha última refeição em Nagasaki-ken! Há registros mostrando a região serviu de pasto bovino para mais de 1200 anos. A região tem um clima ameno e as gramíneas contém uma quantidade de sal apropriada. A carne pareceu derreter na boca e senti uma mistura de sabores, doce, salgado muito delicados... Nós fomos em um Hirado yakiniku. Não consegui comer todo o arroz!

Perdi a foto que eu tinha com todo o pessoal, o cartão de memória da máquina deu problema. Vou pegar com alguém e posto depois.

No comments:

Post a Comment